APRESENTAÇÃO


O Seminário Limites entre o Afeto e o Assédio na Escola abordará as diferenças e os limites na relação entre professores e estudantes em uma dimensão pedagógica e o constrangimento moral; entre o toque corporal como elemento fundamental na formação de vínculos afetivos e o toque que viola o corpo e constrange; bem como suas implicações psicológicas e legais.

 

DATA E HORÁRIO
27 de maio de 2023, sábado, das 9h às 12h

LOCAL
Atividade híbrida – presencial, na Sala de Eventos da sede estadual do Sinpro/RS em Porto Alegre (Avenida João pessoa, 919), e on-line, pelo link que será disponibilizado.

PÚBLICO ALVO
Professores e professoras da educação básica e superior

 

INSCRIÇÕES


Clique aqui e faça sua inscrição no evento, até às 22h do dia 26 de maio.

 


PAINELISTAS


Luciane Susin, psicóloga, psicanalista

Luciane SusinMembro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA e do Instituto APPOA – clínica, intervenção e pesquisa. Especialista em Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência – Abordagem Interdisciplinar, pelo Centro Lydia Coriat e Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs); e mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Atua nas áreas de Psicologia Clínica e Psicanálise em uma Equipe Especializada em Saúde da Criança e do Adolescente, na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

 

Silvane Fensterseifer Isse, professora da Univates

Graduada em Educação Física, com Licenciatura Plena, pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, é especialista em Ginásticas: Olímpica, Rítmica, Aeróbica e Jazz, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e em Educação e Saúde – Processos de Mudança na Formação dos Profissionais de Saúde, pela Universidade do Vale do Taquari (Univates); mestre e doutora em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É professora Titular da Univates, orientadora do Programa Residência Pedagógica em Educação Física e coordenadora do Projeto de Extensão Universitária Marias: Corpo e Linguagem na Instituição Prisional.

 

Caroline Virgínia Bamberg Machado, delegada

Formada em Direito pela Unijuí, pós-graduada em direito penal e processo penal pelo ILFG. É delegada de polícia desde 2004, sendo que anteriormente foi inspetora de polícia. Atuou como delegada regional em Cruz Alta e como diretora do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV/PC/RS). Mediadora formada, é atualmente diretora da Divisão Especial da Criança e Adolescente (Deca/DPGV/PC). Capacitada para realização do Papo de Responsa.

 

FALE CONOSCO