APRESENTAÇÃO


As perspectivas do Brasil e dos brasileiros para o cenário das eleições 2018. O que a população pode esperar a partir do resultado das eleições de 2018. Qual o projeto de país que se desenvolverá com base no resultado do processo eleitoral deste ano. Estes serão alguns dos temas em discussão nos dois painéis  que compõe o Sinpro/RS Debate, que acontece no dia 18 de agosto, a partir das 8h30, no Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354 – Centro de Porto Alegre). 

Confira a programação do evento no destaque abaixo e faça sua inscrição. O evento é gratuito e as vagas são limitas.

 

 


PROGRAMAÇÃO


A partir das 8h30, os inscritos deverão realizar o credenciamento na entrada do evento.

 

Os candidatos à presidência da República apresentam propostas que sinalizam diferentes projetos de país e de nação. O objetivo do painel é identificar esses projetos e estabelecer as suas diferenças, bem como discutir os interesses subjacentes em cada uma das candidaturas.

 

PAINELISTAS

Aldo Fornazieri – Professor e coordenador da pós-graduação Globalização e Cultura, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Mestre e doutor em Ciência Política pela USP.

Gláucia Angélica Campregher – Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com mestrado e doutorado pela Unicamp.

Lênio Streck – Jurista, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutor pela Universidade de Lisboa. Professor titular do Programa de Pós-graduação em Direito da Unisinos, na área de concentração em Direito Público.

 

 

 Intervalo de 30 minutos entre os painéis do evento.

 

O atual Congresso Nacional é dividido pelos partidos políticos oficiais, mas fundamentalmente é composto pelas bancadas de interesses setoriais. O objetivo do painel é identificar os verdadeiros interesses que estão representados na atualidade e as possibilidades de mudanças dessa composição a partir das eleições de 2018.

 

PAINELISTAS

Alceu Castilho – Jornalista, formado pela Universidade de São Paulo, pós-graduando em Geografia Humana na USP. Autor do livro Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro.

Juremir Machado – Doutor em Sociologia pela Sorbonne, Paris V, escritor, historiador, jornalista, radialista e tradutor. Pesquisador 1B do CNPq, coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS.

Benedito Tadeu Cesar – Cientista Político, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com mestrado em Antropologia Social e doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp. Professor associado da Ufrgs.

 

 

FALE CONOSCO

APOIADORES