APRESENTAÇÃO


O cerceamento de ideias e a perseguição ideológica aos professores, praticados por ativistas conservadores e militantes extremistas, com  diferentes roupagens, têm colocado em risco a liberdade de ensinar e o pressuposto básico da escola de garantir o acesso dos estudantes ao conhecimento e a sua diversidade interpretativa.

Esta é a questão central da primeira edição do Sinpro/RS Debate Educação de 2024, que tem como título Pressupostos e ameaças à liberdade de ensinar e ao direito de aprender e contará com a participação do advogado Júlio Sá, da professora e pesquisadora Russel Dutra da Rosa e do professor e escritor Ronai Rocha.

 

LINK DE ACESSO


Acesse aqui a sala de reuniões

 

 

DATA E HORÁRIO


27 de abril de 2024, sábado, 10h.

 

LOCAL


Atividade híbrida: presencial, na Sala de Eventos da sede estadual do Sinpro/RS em Porto Alegre (Av. João Pessoa, 919); e, virtual, via Google Meeting (link será disponibilizado no dia do evento).

 


PAINELISTAS


Júlio Sá, advogado 

Formado em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), é especialista em Direito Civil e Processual Civil pela mesma instituição. Fundador, presidente e advogado “pro bono” da Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre e diretor da Associação de Defesa dos Direitos do Cidadão (Cidadania). É fundador e integrante da Associação de Juristas pela Democracia (Ajurd).

 

Russel Dutra da Rosa, professora e pesquisadora

Licenciada em Ciências Biológicas, é mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Professora Titular do Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (Faced/Ufrgs), integra a Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação e do Grupo de Pesquisa em Socialização, Estratificação e Trajetórias Juvenis e Educacionais (Geset).

 

Ronai Rocha, professor e escritor

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é mestre em Filosofia pela UFSM e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Foi professor da UFSM e, atualmente, dedica-se a escrita. É autor de diversos livros, entre eles, Quando ninguém educa – questionando Paulo Freire e Escola Partida – ética e política na sala de aula, ambos pela Editora Vozes, e Filosofia da Educação, pela Editora Contexto.

 

 

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