APRESENTAÇÃO


Após seis meses e meio de suspensão das atividades letivas presenciais, provocada pela pandemia da covid-19, as escolas do Rio Grande do Sul se movimentam para a retomada da presença dos professores e estudantes em seus espaços físicos. Este evento tem o propósito de debater sobre as implicações sanitárias, pedagógicas e psicossociais nesse contexto sem precedentes na história brasileira, de forma a informar e contribuir com a manutenção da saúde física e mental da comunidade escolar.

O tema desta edição do Sinpro/RS Debate é O retorno do ensino presencial na pandemia. O evento será totalmente virtual e transmitido pelo YouTube e redes sociais do Sinpro/RS, nos dias 6 e 8 de outubro de 2020, a partir das 18h.


PROGRAMAÇÃO


O evento contará com dois painéis com a participação de especialistas em saúde e em educação. 

Este painel pretende analisar e discutir as implicações sanitárias na reabertura das escolas, de forma a informar e contribuir com a construção de práticas de proteção, cuidados e acolhimento. 

COORDENAÇÃO

Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS


PAINELISTAS

Pedro Rodrigues Curi Hallal – Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduado em Educação Física, é mestre e doutor em Epidemiologia pela UFPel. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Atua como docente associado no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia da UFPel. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde.

Ricardo Kuchenbecker – Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Epidemiologia pela UFRGS. É professor de Epidemiologia da Faculdade de Medicina e professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS.

Demétrio Guadagnin – Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é mestre em Manejo de Vida Silvestre pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba. É professor do Departamento de Ecologia e pesquisador na área de Conservação e Manejo de Vida Silvestre, coordenada pelo Laboratório de Biologia da Conservação do Centro de Ecologia da UFRGS.

O painel pretende avaliar os efeitos do distanciamento social no processo do ensino-aprendizagem, bem como os impactos emocionais deste contexto nos profissionais da educação e nos estudantes.

COORDENAÇÃO

Cássio Bessa, diretor do Sinpro/RS.


PAINELISTAS 

Maria Cláudia Dal’Igna – Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), é mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha há 25 anos como professora e gestora na educação básica e superior. De 1996 até 2010 atuou na educação básica como professora, supervisora, consultora e assessora pedagógica em escolas públicas e privadas comuns e especiais, em secretarias de educação e em contextos não-escolares (educação não-formal). É professora dos cursos de Licenciatura, de extensão e especialização e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos.  

Roséli Maria Olabarriaga Cabistani – Graduada em Psicologia e em Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é mestre em Educação e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e psicanalista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: função paterna, infância, adolescência, relação professor-aluno.

Letícia Maria Passos Corrêa – Graduada em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é mestre em Educação e doutora em Educação pela UFPel. É professora no Governo do Estado do Rio Grande do Sul e autora do livro Ensino de Filosofia: um Estudo de Caso (UFPel/2012). Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nas seguintes áreas e temas: Ensino de Filosofia, Jean-Jacques Rousseau, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação a Distância, Gestão Educacional e Educação de Jovens e Adultos.

COMO PARTICIPAR


O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Sinpro/RS no YouTube e pelas redes sociais do Sindicato, nos dias 6 e 8 de outubro, a partir das 18h. Acesse os links e participe.

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