APRESENTAÇÃO


A inclusão de alunos com deficiência em qualquer escola é um direito há muito garantido. Primeiramente, pela Constituição Brasileira, em seu artigo 5º, quando refere que todos são iguais perante a lei. Mesma referência é feita no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).

Mas foi com a Lei 13.145/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que as famílias de fato começaram a matricular os estudantes nas escolas de sua escolha.

As instituições receberam os alunos em suas turmas. Os professores, sem a formação necessária para o atendimento dos estudantes com deficiência, pois os cursos regulares não abordavam suficientemente o assunto, buscaram as informações necessárias. Contudo, uma situação difícil se apresentou: os alunos com deficiência têm direito a um planejamento de aulas, materiais pedagógicos e instrumentos de avaliação adaptados às suas necessidades. Em que momento os professores farão esse trabalho?

O Seminário O Trabalho do Professor na Inclusão tem como objetivo analisar o resultado da pesquisa que o Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) realizou sobre o tema. Pretende ainda debater o necessário trabalho dos professores para uma real inclusão e discutir quando este será realizado, uma vez que no último período as escolas já impõem uma jornada elástica ao professor.


Informações e link de acesso


Quando: 5 de novembro de 2022
Horário: 8h30
Inscrições: As inscrições para participação de modo presencial, em Porto Alegre, estão encerradas devido a capacidade do espaço reservado para o evento. A participação on-line não exige inscrição prévia, basta acessar a sala de reuniões disponível no link abaixo.

Onde: O Seminário ocorrerá de forma híbrida: presencial, no Spazio Allegro, em Porto Alegre (Rua Dona Augusta, 83, Menino Deus) e virtual, via Google Meeting, no link abaixo:

Painelistas


Aline Quadros
Assessora Jurídica do Sinpro/RS

Heitor Strogulski
Professor e sócio da FlamingoEDU, bacharel e mestre em Ciências da Computação pela UFRGS, Especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela UCS

Ivan Basegio
Professor mestre em Ciências Aplicadas a la Actividad Fisica y el Deporte – Universidad de Córdoba, UCO, Espanha. Gestor da Unidade de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação Canoas, tendo atuado principalmente em ações que envolvam psicomotricidade relacional, educação inclusiva, autismo, ludicidade e inclusão

FALE CONOSCO