APRESENTAÇÃO


A Educação a Distância disseminada no Brasil tem se revelado como expressão máxima da mercantilização da educação, marcada pela precariedade das condições de ensino e de trabalho dos professores. Combinação que resulta em um nível de formação altamente questionável dos egressos e frustração das expectativas individuais e coletivas de grande parte da sociedade brasileira quanto à função social da educação. Não se trata de contrariedade ao avanço tecnológico, mas crítica à oferta indiscriminada dessa modalidade de ensino de forma alternativa à educação presencial.

 

INFORMAÇÕES


Data: 27 de outubro de 2023
Horário: 12h às 20h

Local: Hotel Blue Tree Towers Millenium (Av. Borges de Medeiros, 3.120 – Porto Alegre – RS), Sala Topázio.

 

ASSISTA AO VIVO


Assista a transmissão do Seminário ao vivo pelo YouTube

 

ASSISTA  AQUI


PROGRAMAÇÃO


12h – Credenciamento

13h15 – Abertura

13h30 – Painel

Panorama da EaD no Brasil e em países-referência: impactos da expansão da modalidade

O painel objetiva avaliar a regulação da oferta de EaD no ensino superior do país e suas tendências para o próximo período. Serão debatidos os mecanismos regulatórios, as preocupantes iniciativas na educação básica e as possibilidades de resistência e de reversão na educação superior.

 

Painelistas

Artur Eugênio Jacobus
Professor Dr. e Vice-Reitor da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com período de pesquisa na Erasmus University, em Rotterdam (Holanda). É professor da Unisinos desde 1994. Entre 2011 e 2016, foi diretor da Unidade de Serviços Acadêmicos da Unisinos. Desde 2015 atua como professor e pesquisador no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Gestão Educacional entre agosto e novembro de 2021. Atualmente é o vice-reitor da Unisinos. Suas pesquisas na área da gestão educacional têm abordado as relações de mútua influência entre organizações e instituições, gestão estratégica de organizações educacionais, políticas de regulação do ensino superior na América do Sul e a evasão/permanência no ensino superior. É líder do grupo de pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na Educação Superior


Júlio Bertolin
Doutor em Educação e mestre em Ciência da Computação. Autor do livro Qualidade em Educação Superior

Foi professor e pesquisador da Universidade de Passo Fundo, consultor sobre educação superior da Unrisd.org e de outros organismos internacionais. Participa de redes internacionais de pesquisa e publicou vários artigos baseados em dados e evidências sobre avaliação, qualidade e equidade da educação superior.

 

15h15 – Painel II

A regulação permissiva da EaD no Ensino Superior, a ameaça para a educação básica e a necessária resistência e reversão

O painel objetiva avaliar a regulação da oferta de EaD no ensino superior do país e suas tendências para o próximo período. Serão debatidos os mecanismos regulatórios, as preocupantes iniciativas na educação básica e as possibilidades de resistência e de reversão na educação superior.

 

Painelistas

Jaime Giolo
Professor associado e diretor da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo

Graduado em Filosofia, mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, doutor em História e Filosofia da Educação USP, pós-doutor em Educação Superior Brasileira pela Unicamp. Foi coordenador geral de estatísticas da educação superior e coordenador geral de avaliação institucional e dos cursos de graduação do INEP. Foi professor da Universidade de Passo Fundo (1985-2009) e vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitário dessa instituição (1998-2002). Foi vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (jan. 2010-fev.2011) e Reitor da mesma instituição (fev. 2011-ago.2019). Hoje, é professor associado e Diretor do Campus Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul.

 

Sani Cardon
Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do RS (CEEd) e professor Dr. da PUC/RS.

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, especialista em Educação Psicomotora, mestre em Educação e Doutor em Educação. É professor do Colégio Israelita Brasileiro e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). No curso de Educação Física da PUCRS é responsável pelo acompanhamento dos estagiários no Ensino Fundamental anos finais. Coordenou o grupo de Voluntários do projeto Alegria sobre Rodas nas salas de espera dos ambulatórios pediátricos do Hospital São Lucas da PUCRS.

 

17h30 – Painel III

Condições de Trabalho na Educação a Distância – Desafios Jurídicos e Sindicais
O painel objetiva discutir a elasticidade da jornada de trabalho dos professores na EaD, a prática da atividade docente em turmas estendidas/infinitas e multi-institucionais e a percepção jurídica sobre esta realidade na educação brasileira.

 

Painelistas

Adriane Reis de Araújo
Procuradora Regional do Trabalho em São Paulo

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Direito do Trabalho pela Universidad Complutense de Madrid. Presidiu o Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (Ipeatra).  Integrou o Grupo de Trabalho COVID 19 e o Grupo de Estudos Diversidade e Tecnologia do Ministério Público do Trabalho. Atualmente é Procuradora Regional do Trabalho em São Paulo, participa do Grupo de Trabalho sobre Discriminação Algoritmica do MPT e integra o corpo docente da Escola Superior do Ministério Público da União.

 

Henrique Stefanello Teixeira
Advogado Sócio do Escritório Cainelli Advogados Associados, credenciado pelo Sinpro/RS, e assessor jurídico do Sinpro Caxias, Sinpro Noroeste e da FeteeSul.

Advogado Sócio do Escritório Cainelli Advogados Associados, credenciado pelo Sinpro/RS, assessor jurídico do Sinpro Caxias, Sinpro Noroeste, FeteeSul, Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Sindilíquida/RS e da Federação dos Trabalhadores em Transporte e Logística do Rio Grande do Sul. Graduado em Direito pela Universidade federal de Pelotas (UFpel) em 2005.

 

Marcos Júlio Fuhr
Professor, diretor do Sinpro/RS.

 

 

 

 

20h – Encerramento

 

 

 

APOIO


 

 

 

 

 

 

 

 

FALE CONOSCO